quinta-feira, 26 de junho de 2014

Internado, Maguila encontra na Copa do Mundo alegria para amenizar sua dor

Foto: Divulgação

O corintiano fanático Adilson Maguila, ex-boxeador famoso nos anos 80 e 90, encontrou na Copa do Mundo do Brasil um momento de alegria e descontração para amenizar o problema que está passando (Mal de Alzheimer e Dementia Pugilistica). Internado há dois meses na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo, o sergipano viu a seleção brasileira estrear na competição no dia do seu aniversário (12 de junho). Além disso, ele tem a companhia de sua esposa, Irani Pinheiro, para acompanhar as partidas.

“O Maguila sempre demonstrou um interesse maior pelos jogos do Corinthians. Ele é corintiano roxo. Mas a Copa está sendo legal para ele ficar um pouco entretido. Eu assisti ao jogo do Brasil contra o México junto com ele. Porém, como fica sonolento, não consegue ver tudo. Mas me disse que gostou”.
Maguila teve o Mal de Alzheimer diagnosticado em 2010 (exatamente uma década após abandonar os ringues). Diante de uma doença degenerativa e sem aceitar tomar a medicação adequada ao tratamento, o ex-lutador piorou no fim de 2012 e ficou internado por três semanas. Desde então, os médicos descobriram que ele sofre de Encefalopatia Traumática Crônica do Boxeador (Dementia Pugilistica), caracterizada por declínio cognitivo, alterações de comportamento e sinais parkinsonianos.
Alimentação segue sendo feita através de sonda
A esposa de Maguila também contou que o único brasileiro campeão mundial na categoria pesos-pesados (pela Federação Mundial de Boxe – entidade que não está entre as grandes do boxe internacional) teve febre nos últimos dias e continua se alimentando através de sonda (colocada no estômago).
“Apesar dele apresentar estabilidade no quadro, a situação continua delicada. Os médicos estão tratando a febre com antibióticos e fazendo novos exames, que ficam prontos somente no início da próxima semana. Como a questão de alimentação é muito complicada, não há uma previsão de ele voltar para casa – disse Irani, que mantém uma organização não governamental (ONG) visando ensinar boxe a crianças e jovens carentes”.
Maguila, que tem 56 anos e lutou entre 1983 e 2000, disputou 85 combates. Ele obteve 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate. As principais lutas do sergipano foram contra os americanos Evander Holyfield e George Foreman, ambas terminaram com triunfos dos pugilistas estrangeiros. Em sua última aparição, no velório do narrador Luciano do Valle, o eterno ídolo já estava muito magro e abatido.
Saiba mais sobre demência pugilistica
A demência (ou dementia) pugilistica é causada por traumas repetidos na cabeça. Boxeadores, amadores ou profissionais, com trajetórias longas nos ringues podem sofrer da doença. Geralmente, os sintomas se desenvolvem, de modo progressivo, no tempo médio de 12 a 16 anos, após o início da carreira de um atleta da modalidade. Os principais sintomas apresentados são: tremores, falta de coordenação e problemas com a fala. No entanto, não existe uma regra para os praticantes do boxe, já que alguns atletas têm menos propensão a desenvolver o mal.
Fonte: IG

terça-feira, 24 de junho de 2014

Sinal da TV analógica será desligado no Brasil até 2018, diz governo



O Ministério das Comunicações divulgou o calendário de desativação total do sistema de TV analógico no Brasil, com começo em abril de 2016 e término em novembro de 2018. Publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira, o cronograma mostra que será realizado um primeiro teste de desligamento em Rio Verde (GO), no dia 29 de novembro de 2015.
Em 2016, o calendário será aplicado em cinco capitais brasileiras. Terá início em Brasília (3 de abril), depois em São Paulo (15 de maio), Belo Horizonte (26 de junho), Goiânia (28 de agosto) e Rio de Janeiro (27 de novembro).
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) informou em seu site que o cronograma estabelecido pelo governo está correto. No entanto, eles ressaltam que o mais importante será as “premissas e condições” para desligamento em cada cidade, que será estabelecido pelo ministério.
As outras 22 capitais e mais algumas cidades com alto índice habitacional, como Campinas (SP), ficarão para 2017 e 2018.
O espaço do sistema de TV analógico no País será ocupado pelo sinal de banda larga 4G.
Fonte: Terra

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Edgar Vivar, o Sr. Barriga, comemora empate de Brasil x México

Edgar

Na tarde desta terça-feira, 17 de junho, o ator mexicano Edgar Vivar, que deu vida aos personagens Sr. Barriga e Nhonho no seriado “Chaves”, assistiu ao jogo entre Brasil e México, no Estádio em Fortaleza. O artista foi ao local junto com a equipe do jogo Chaves Kart para conferir a partida.

“Que dia inesquecível! É a minha primeira vez em Fortaleza e a primeira vez que vejo um jogo de futebol no Brasil. Já estreei em grande estilo vendo uma partida entre México, país onde nasci, e Brasil, país que me adotou!”, comentou Edgar.
O eterno Sr Barriga, que está no Brasil para lançar oficialmente o jogo “Chaves Kart”, disponível para XBOX e Playstation 3, brincou falando que o empate deverá ser decidido em uma partida do game. “Teremos que desempatar em uma partida de ‘Chaves Kart’”, brincou.
Antes de sua chegada ao país, ele declarou que não sabia para quem iria torcer durante o jogo.”O Brasil é a minha segunda casa e tenho certeza que será muito emocionante assistir o jogo com vocês. Meu coração está dividido, de verdade, mas o bom é que poderei comemorar independente do resultado”, contou.



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Vagas de Emprego Mossoró e Região

VAGAS MOSSORÓ E REGIÃO
OCUPAÇÃO
QTDE DE VAGAS
Ajudante de carga e descarga de mercadoria
1
Auxiliar de eletrotécnico
1
Auxiliar de limpeza
1
Auxiliar de linha de produção
3
Barman
1
Caseiro
1
Chefe de cozinha
1
Comprador
1
Empregado doméstico nos serviços gerais
1
Mecânico de manutenção de caminhão a diesel
1
Montador de caldeira
1
Operador de máquina de empacotar
1
Técnico em manutenção de equipamentos de informática
1
Tecnólogo em alimentos
1
Vendedor pracista
2
Total do Período
18

Sede da Copa, Natal entra em estado de calamidade após deslizamentos

Chuva abre cratera e casas correm risco de desmoronamento no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal (Foto: Everaldo Costa/Inter TV Cabugi)








Fred Carvalho

A Prefeitura de Natal decretou estado de calamidade pública por 180 dias devido aos deslizamentos de terra e transbordamentos de lagoas de captação registrados no sábado (14) e no domingo (15). O documento, assinado pelo prefeito Carlos Eduardo, foi publicado na edição desta segunda-feira (16) do "Diário Oficial do Município" (DOM). Natal é uma das sedes da Copa do Mundo. Nesta segunda-feira (16), a cidade recebe a partida entre Gana e Estados Unidos, pelo grupo G do Mundial. Mesmo após mais de 50 horas de chuvas, que começaram na manhã de sexta-feira (13) e deram uma trégua no domingo, o jogo está confirmado. A Polícia Militar orienta que os turistas que estejam na Via Costeira sigam para a Arena das Dunas usando a Avenida Engenheiro Roberto Freire.

O decreto diz que, no fim de semana, choveu 333 mm em Natal. Várias ruas sofreram erosões, e há pessoas desabrigadas e desalojadas. A prefeitura e a Defesa Civil ainda não sabem precisar o número exato de moradores atingidos pelo desastre.

De acordo com o decreto, a Prefeitura de Natal está autorizada a "penetrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação". O documento frisa ainda que a administração municipal pode iniciar "processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre". No processo de desapropriação, deverão ser consideradas a depreciação e a desvalorização que ocorrem em imóveis localizados em áreas inseguras.
A prefeitura ressalta que, "sempre que possível, essas propriedades em áreas de risco serão trocadas por outras situadas em áreas seguras, e o processo de desmontagem e de reconstrução das edificações, em locais seguros, será apoiado pela comunidade".
Motivos
O temporal provocou o "deslizamento de encosta, comprometendo entre 20 a 40 residências na Rua Guanabara, no bairro de Mãe Luíza, afetando ainda outros imóveis, inclusive prédios residenciais localizados na Avenida Silvio Pedrosa e a faixa da praia de Areia Preta".


Fonte: G1 RN

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Copa 2014: saiba por que seu vizinho pode gritar gol antes de você

Apple TV é vendida a R$ 399 no Brasil. Foto: Divulgação


Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (12) e, com ela, ressurge um problema que incomodou muita gente na Copa de 2010: o atraso na transmissão das imagens. Na última Copa, muita gente que tinha acabado de comprar uma TV novinha ficou decepcionada quando o vizinho com a velha TV de tubo gritou gol alguns segundos antes. Esse problema deve se repetir esse ano, ainda que em menor escala, já que nesses quatro anos muitos brasileiros já passaram a ver TV com sinal digital.

O atraso na transmissão de imagens ocorre porque a transmissão digital requer um processamento de dados a mais na TV e nas estações de transmissão, etapa desnecessária na transmissão analógica. Na TV analógica, a diferença entre a transmissão e a recepção da imagem é de cerca de 3 segundos. Na TV digital, esse intervalo pode chegar a 5 segundos ou mais. Por isso, quem ainda vê TV com sinal analógico vai gritar gol antes, ainda que a imagem não seja tão boa quanto a do sinal digital.
É importante ressaltar que o atraso, conhecido também como “delay”, não depende do tipo de TV. É possível receber sinal digital em um antigo aparelho de tubo, usando um conversor digital. Inversamente, também é possível receber o sinal analógico em uma TV moderna, usando uma antena analógica.
Em prédios antigos, a antena coletiva costuma ser analógica. Por isso, se você mora em prédio e quer gritar gol antes do vizinho, pode ser uma boa ideia conectar o velho cabo da antena do prédio na TV e torcer para que a qualidade da imagem analógica seja ao menos razoável.
Caso não tenha acesso a um sinal analógico, é melhor optar por ver os jogos por meio da TV aberta com sinal digital. A velocidade da transmissão por meio de TVs a cabo depende também da infraestrutura do provedor, e muita gente que assina TV a cabo conhece bem o problema de falta de sinal quando há chuvas fortes.
A internet fica atrás de todos os outros meios quando o assunto é ver os jogos da Copa. Além de todo o processamento da transmissão, há o processo de distribuição das imagens na rede. Por isso, a internet é o meio menos indicado para quem quer acompanhar os jogos da Copa ao vivo.
Quem realmente quer ser o primeiro a viver a emoção do gol nos jogos da Copa deve optar pelo bom e velho radinho de pilha. No rádio analógico, a diferença entre a transmissão e a recepção de áudio é de apenas 1 segundo.
Fonte: IG

Ação conjunta visa prevenir violações contra crianças e adolescentes no RN

Venda de bebida alcoólica a menores está no alvo da fiscalização

Desde ontem uma equipe interinstitucional formada por representantes da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, por agentes de proteção da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Natal e da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) inicia uma série de visitas a hotéis, pousadas, albergues, motéis, casas de show e de drinks, bares e estabelecimentos congêneres da cidade com objetivo de prevenir e reprimir violações aos direitos infanto juvenis.
A Portaria n° 02/2013, da 1ª Vara da Infância e Juventude, estabelece regras para a hospedagem de criança e adolescente em hotéis, motéis e congêneres, em particular no que se refere à Copa do Mundo, só sendo possível, por exemplo, ahospedagem de menores de 18 anos de idade sem a presença de um dos pais ou responsável legal, se acompanhada por pessoa maior de 18 anos que porte documento original de identificação do acompanhante com foto, documento original da criança ou do adolescente, autorização assinada por um dos pais ou responsável legal.
O documento deve conter o nome da pessoa autorizada para acompanhar a criança ou adolescente na hospedagem e cópia de documento de identificação de quem autorizou.
Em caso de crime ou contravenção, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê como consequência o pagamento de multa e a pena de fechamento do estabelecimento caso haja reincidência.
As visitas vão observar também o acesso de crianças e adolescentes em locais de diversão, inclusive, o Fifa Fan Fest, a venda ou entrega de bebida alcoólica a esse público infanto juvenil, ao trabalho infantil, e à violência e exploração sexual contra criança e adolescente.
Qualquer conduta de violação aos direitos da criança e do adolescente deve ser comunicada imediatamente à Polícia Militaatravés do telefone 190. A denúncia também pode ser feita pelo Disque 100 (telefone gratuito).
Bem como para a Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente pelo telefone 3232-6184. Além dos Conselhos Tutelares em Natal (CT Norte: 3614-3520, CT Leste: 3221-5896, CT Oeste: 3605-2317 e CT Sul: 3206- 5798), Ministério Público Estadual - Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, pelo telefone 3232-4536, e junto ao Poder Judiciário, na Vara da Infância e Juventude, pelo telefone 3616-9670.
Destaque-se que o Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos, e adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos de idade incompletos.

Fonte: Jornal O Mossoroense 


RN terá mais de cinco mil homens atuando na segurança durante a Copa do Mundo

Tropa apresentada pela Força Aérea Brasileira

Ontem pela manhã, em solenidade realizada na Base Aérea de Natal, as Forças Armadas realizaram formatura do "Apronto Operacional" das tropas de Coordenação de Defesa de Área-Natal e apresentaram todo o efetivo que atuará na Defesa e na Segurança no Rio Grande do Norte durante todo o período da Copa do Mundo. Mais de cinco mil homens atuarão em solo potiguar durante os jogos da Copa do Mundo.
Segundo o comando das Forças Armadas, o aparato de segurança abrangerá todas as áreas e contará com tecnologia de ponta para detectar todo e qualquer tipo de ameaça que possa colocar em risco a segurança de jogadores e torcedores.
Ao todo, atuarão 4.700 militares, distribuídos da seguinte forma: 1.500 homens da Marinha, 2.500 do Exército e 700 da Aeronáutica. Além de agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, policiais militares e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) também estarão à disposição durante todo o período do mundial.Também foram expostos as aeronaves, viaturas e equipamentos que serão utilizados.

Fonte: Jornal O Mossoroense 


domingo, 8 de junho de 2014

Programação da Festa do São João de Assu


Apostador de Macaíba leva sozinho prêmio de R$ 31,5 milhões na Mega-Sena




Um sortudo da cidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte, acertou as seis dezenas da Mega-Sena e levou sozinho o prêmio de R$ 31,5 milhões sorteados neste sábado (7).

Os números sorteados no concurso nº 1.606 foram 01-15-37-42-46-54.
Ao todo, 101 bilhetes acertaram a quina e 9.327, a quadra.
O próximo sorteio será na quarta-feira (11) e tem prêmio previsto de R$ 3 milhões. A aposta mínima da Mega-Sena, que teve um reajuste no dia 12 de maio e passou a custar R$ 2,50, pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das mais de 13 mil lotéricas do país.
Fonte: Jornal de Hoje


sábado, 7 de junho de 2014

Fernandão, ídolo do Internacional, morre em acidente de helicóptero


O ex-atacante Fernandão, um dos maiores ídolos da história do Internacional e do Goiás, morreu por volta das 1h deste sábado, em Goiás, aos 36 anos. Fernando Lúcio da Costa voltava de sua casa em Aruanã, cidade no interior para a capital, localizada a 315km de distância. Além de Fernandão, estavam no helicóptero e não sobreviveram mais quatro amigos: Edmílson de Souza Leme (vereador de Palmeiras de Goiás), Antônio de Pádua, Lindomar Mendes Vieira (funcionário da fazenda) e o piloto, identificado como Milton Ananias.


- Infelizmente, é verdade. Fui o primeiro a saber. Me ligaram às 5h da manhã. Estavam ele e mais quatro amigos (no helicóptero), todos faleceram. É uma lástima - disse o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelletto.Segundo a Polícia Civil, a aeronave levantou voo da fazenda que pertencia a Fernandão por volta de 1h e caiu segundos depois sobre um banco de areia (uma pequena praia de água doce), às margens do rio Araguaia e capotou diversas vezes. O local do acidente fica a 15km do centro de Aruanã. O ex-jogador chegou a ser levado para o hospital da cidade, mas faleceu pouco depois.

- O corpo dele é o único que está no hospital. Os demais morreram no local do acidente. Nessa época é muito comum acampamento às margens do Araguaia, mas trata-se de uma região cujo acesso é mais comum por helicóptero ou barco. Ele chegou ao hospital socorrido por barco - declarou o delegado Norton Ferreira, chefe de comunicação da Polícia Civil de Goiás.

Fonte: G1

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Lista de cursos estará disponível a partir de hoje no site do ProUni

banner prouni

banner prouniArteDjor

Os candidatos a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem, a partir de hoje (6), consultar a lista de cursos e instituições que participam do programa, na internet. As inscrições começam na semana que vem. É preciso estar atento porque o prazo de inscrição foi reduzido de cinco para três dias, do dia 9 ao dia 11, na página do ProUni. 

Nesta edição, são oferecidas 115.101 bolsas em cursos de graduação de instituições privadas.  Dessas, 73.601 são integrais e 41.500, parciais. Podem concorrer às bolsas do ProUni os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa.
O candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota 0 na redação. Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a vagas em instituições públicas, também pode se candidatar ao ProUni.
Veja abaixo o cronograma do ProUni:
Inscrições: de 9 a 11 de junho

Resultado da 1ª chamada: 15 de junho
Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
Resultado da 2ª chamada: 4 de julho
Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho
Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho.

Fonte: Agência Brasil