quinta-feira, 27 de março de 2014

Bolsa de Emprego


VAGAS MOSSORÓ E REGIÃO
OCUPAÇÃO
QTDE DE VAGAS
ATENDENTE DE BALCÃO
1
AUXILIAR DE LIMPEZA
2
AUXILIAR TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO
1
BABÁ
1
COZINHEIRO GERAL
1
EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS
1
ENCARREGADO DE OBRAS
2
ENGENHEIRO CIVIL
1
FISCAL DE OPERAÇÃO
1
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL
1
MONTADOR DE MÓVEIS DE MADEIRA
1
OPERADOR DE RETRO-ESCAVADEIRA
1
PEDREIRO
2
PROFESSOR DE INGLÊS
1
SUPERVISOR DE VENDAS COMERCIAL
1
VENDEDOR EM COMÉRCIO ATACADISTA
1
VENDEDOR PRACISTA
9
Total do Dia
28


Fonte: Sine RN

Diário Oficial publica reajuste de medicamentos


Resolução da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed) publicada hoje (27) no Diário Oficial da União autoriza reajuste de até 5,68% nos medicamentos com preços regulados pelo governo.
Para os remédios de baixa concorrência, que somam mais de 40% no mercado, o reajuste máximo autorizado é 1,02%. Medicamentos de alta concorrência poderão ser reajustados em até 5,68%, mesmo percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses.
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir do dia 31 de março, as indústrias farmacêuticas e distribuidoras já podem adotar os novos preços, desde que realizem a entrega do Relatório de Comercialização Obrigatório.
Ainda segundo a pasta, a regulação é válida para mais de 9 mil medicamentos, sendo que mais de 40% deles estão na categoria nível três - de menor concorrência, cujas fábricas só poderão ajustar o preço teto em 1,02%.
“O ajuste autorizado pode alterar o preço máximo de fábrica, porém não impacta diretamente no valor pago pelo consumidor, uma vez que muitas empresas adotam descontos na comercialização dos produtos”, informou o ministério.
A Cmed fixa o valor do reajuste anualmente, com base em critérios técnicos definidos na Lei 10.742 de 2003. São considerados no cálculo a inflação do período (de março de 2013 até fevereiro de 2014), produtividade da indústria, variação de custos dos insumos e concorrência dentro do setor.
Paula Laboissière, Agência Brasil

quinta-feira, 20 de março de 2014

Sine de Mossoró - RN busca mão de obra para 44 vagas de emprego


Novas oportunidades foram divulgadas nesta quarta-feira, 19 de março de 2014, pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Mossoró, município localizado a 278 km da capital.
O setor da construção civil é um dos que mais contratam, com propostas para Armador de Ferros, Carpinteiro, Pedreiro e Servente de Obras.
Acompanhe todas as ofertas de trabalho na tabela a seguir:
CargosVagas
Ajudante de Carga e Descarga de Mercadoria5
Armador de Ferros5
Atendente de Lanchonete1
Auxiliar (Técnico de Refrigeração e de Linha de Produção)4
Carpinteiro5
Cozinheiro do Serviço Doméstico1
Empregado Doméstico nos Serviços Gerais1
Fiscal de Operação1
Mecânico de Automóvel1
Montador de Móveis de Madeira1
Pedreiro3
Promotor de Vendas1
Servente de Obras6
Supervisor de Vendas Comercial1
Vendedor Pracista8
Para participar da seletiva é necessário se cadastrar no Sine, mediante apresentação dos documentos pessoais (RG e CPF), carteira de trabalho, nº do PIS e comprovantes de residência e escolaridade. O órgão fica na Rua Camilo Paula, nº. 01, sala 10, bairro Aeroporto.
As vagas podem ser preenchidas ou alteradas sem aviso prévio.

CBTU retifica Concurso Público com 525 vagas


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com sede no Rio de Janeiro, divulgou a primeira retificação do Concurso Público regido pelo edital nº 001/2014, que inclui o cargo de Técnico Industrial - Eletrotécnica, ao quadro de provas escrita objetiva, a ser realizada no período da manhã.
Este certame visa a contratação de 525 profissionais, considerando que deste total, 26 oportunidades são reservadas a pessoas com necessidades especiais (PNE), além de formação de cadastro.
Por meio deste concurso serão providas oportunidades nos cargos e áreas descritos a seguir:
Analista de Gestão: Administrador (51 + CR); Advogado (31 + CR); Arquivista (5 + CR); Assistente Social ...continuar lendo

segunda-feira, 17 de março de 2014

Inscrições para o Sisutec começam hoje


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem ser feitas a partir de hoje (17) até o dia 21 de março pelo site http://sisutec.mec.gov.br. O edital foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (13).
Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtiveram nota superior a zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. O Ministério da Educação lembra que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não serão aceitos.
Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisutec. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas destinadas aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, ou às vagas reservadas a negros, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, especificamente para acesso às vagas ofertadas pelas instituições federais de ensino ou às vagas destinadas à ampla concorrência.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite a classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente na primeira opção.
Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para fazer a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
O Sisutec é um sistema informatizado no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos participantes do Enem.

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil


sexta-feira, 14 de março de 2014

Missa das Crianças


IFRN abre inscrição em curso gratuito para alunos de escolas públicas


Edital 9/2014, do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), foi lançado nesta terça-feira (11). As inscrições podem ser realizadas a partir das 20h de hoje e vão até as 22h do dia 6 de abril, exclusivamente pela internet, na área do candidato (http://ingresso.ifrn.edu.br).
Para realizar a inscrição, o estudante precisa ter documento de identificação com foto atual e CPF próprios. A taxa de inscrição de R$ 20 pode ser paga até o dia 7 de abril nas agência bancárias. 
De acordo com o item 3 do Edital, podem participar do ProITEC os alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as “séries”, ou “anos” anteriores do Ensino Fundamental, exclusivamente em escola da rede pública de ensino. Os alunos que já concluíram o ensino fundamental, mas que também fizeram todos os anos ou séries em escola pública, podem se inscrever. 
Além de se inscreverem pela internet, os alunos precisam confirmar a inscrição no Programa, entregando a documentação descrita no item 17 do Edital no período de 22 a 25 de abril, nos campi para os quais se inscreveram. Os endereços estão no ANEXO 1 do Edital. Ao entregar os documentos, os alunos receberão o material didático composto por um livro texto, acompanhado de DVD contendo as teleaulas gravadas, e um livro de atividades para subsidiar os estudos.
A prova do ProITEC irá ocorrer no dia 17 de agosto e não servirá como critério de ingresso no IFRN, mas para avaliar o desempenho do aluno no Programa. A divulgação do cartão de inscrição, que informa o local de prova, será no dia 8 de julho. Os alunos poderão imprimir o cartão na área do candidato a partir dessa data.
Isenção da taxa
Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 13 a 20 de março, no Serviço Social de cada campus para os quais se inscreveram, conforme procedimentos descritos no ITEM 11 do Edital.
Exame de seleção
O ingresso para os cursos técnicos de nível médio do IFRN será regido por um edital publicado dia 16 de setembro neste site. Ele destinará 50% do total de vagas aos que fizeram o ensino fundamental na rede pública. 
"A inscrição no ProITEC garante a isenção da taxa de inscrição no processo seletivo para as vagas do ensino médio integrado 2014. Quando as inscrições forem abertas, o candidato deverá entrar novamente na área do candidato para realizar a inscrição para o Exame, escolhendo o curso a que deseja concorrer, mas não precisará pagar uma nova taxa de inscrição", explica José Everaldo. 
O que é?
O ProITEC é um curso de formação inicial e continuada, na modalidade de educação a distância, com carga-horária total de 160 horas. O objetivo é o aprofundar a aprendizagem de alunos das escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania.
Acesse:
Fonte: IFRN

quarta-feira, 12 de março de 2014

ONGs protestam contra o consumo de carne de jumento


Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal no Rio Grande do Norte, registradas ou não, se unem em manifesto contra o abate e consumo de cerca de 600 jumentos retirados das estradas por policiais rodoviários. A proposta de destinar a carne de jumento para a alimentação de presidiários é do promotor Sílvio Ricardo Brito, da 2ª Promotoria de Apodi. (CliqueAqui e saiba mais).
Essa proposta será discutida nesta quinta-feira, dia 13, durante um almoço no município de Apodi. Segundo afirmam as organizações, o consumo da carne sem os devidos cuidados pode causar doenças ao ser humano e também a extinção dos animais.
Segundo os veterinários e membros da ONG mossoroense Defesa da Natureza e dos Animais (DNA), Kátia Regina e Kléber Jacinto, a carne do jumento pode ser sim consumida, mas não da forma como está sendo feita, sem manejo e cuidados adequados. Além disso, existe o risco da extinção.
A veterinária explica que diferente de outros animais usados para o consumo humano como a vaca e cabras, que estão prontos para o abate em poucos meses, um jumento pode ser abatido após três anos, e também a gestação dura muito mais. E garante que não é economicamente viável a criação em massa desses equinos para alimentação.
Os protetores questionam as condições em que se encontram esses animais que serão usados no almoço e posteriormente na alimentação dos presidiários e crianças. "São animais capturados nas estradas em diversas condições, não se sabe o histórico de doenças do animal", ressalta Kátia.
Além disso, os protetores afirmam que em contato com o possível veterinário responsável pelo cuidado e abate dos 600 jumentos, o mesmo confirmou que foi exonerado do cargo no município de Apodi e que por isso não é o responsável técnico pelos animais.
Kléber Jacinto explica ainda que os animais capturados pela entidade de proteção, responsável pelo recolhimento de mais de 600 animais, criada pelo promotor Sílvio Brito em parceria com as polícias rodoviárias Federal e Estadual são enviados para a Fazenda do senhor Eridalvo de Jesus, e que este último confirmou não ter recebido apoio do poder público.
O dono da fazenda também teria confirmado que não tem nenhum veterinário enviado pela promotoria para cuidar dos animais.
Ainda de acordo com os protetores, existe um laudo técnico feito por uma equipe de professores da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e que ainda não teve o resultado divulgado. No entanto, eles afirmam que os veterinários que foram ao local para examinar os animais para fazerem o laudo, adiantaram em conversa que os jumentos estão em condições inadequadas. "São animais vivos, mortos, doentes, sadios, recém-chegados, todos juntos", afirma Kátia. "A gente vê que o dono da fazenda é uma pessoa que tem interesse em ajudar os animais, mas que tem uma quantidade muito grande que ele não dá conta e o poder público não ajuda, não dá apoio. Matar os jumentos para o consumo foi a solução encontrada pela promotoria", ressalta Jacinto.
Os veterinários dizem que a carne de qualquer animal precisa ser consumida dentro das condições sanitárias e manejo adequado, o que não estaria acontecendo no caso do consumo dos 600 jumentos em Apodi. "Por semana morrem cerca de 20 a 25 jumentos nessa fazenda. Morrem de quê? É de fome? É de doença? Há indícios de que esses animais estejam contaminados com Botulismo, Brucelose e o temido Mormo. Esta última é uma doença assintomática no jumento e todas podem ser transmitidas ao ser humano através do consumo inadequado.

EXTINÇÃO DA ESPÉCIE E CULTURA NORDESTINA

Kléber Jacinto diz que a carne de jumento já foi consumida anteriormente no Nordeste, por volta dos anos 70. Criadores chegaram a tentar colocar a carne do animal na cultura gastronômica, mas devido principalmente a pouca produção e retorno econômico, os próprios criadores abandonaram esses animais, o que também contribuiu para o aumento do número deles soltos nas estradas.
Os veterinários temem que a extinção do jumento seja causada pelo o consumo da carne do animal. Segundo Kátia, existem estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que comprovam que o número de jumentos está diminuindo no Brasil. E caso entrem para a alimentação das pessoas, esse número pode diminuir ainda mais até chegar à extinção, visto que o animal precisa de um maior tempo para se reproduzir, e cada fêmea tem apenas um filhote por gestação. "Não tem jumento suficiente", diz.
Além da questão ambiental, o cultural também conta muito. A veterinária Kátia diz que o jumento é um símbolo do Nordeste, da cultura nordestina. "Já é um animal ameaçado de extinção, o número deles é muito restrito", ressalta.
Foi usando esses e outros argumentos que no ano passado a ONG DNA juntamente com o Professor Fernando Viana da Associação Brasileira de Criadores de Jumentos e ainda a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) do Ceará, conseguiram embargar a exportação de jumentos para a China.
Para Kléber Jacinto é preciso uma discussão mais aprofundada sobre o problema. "Quem está acompanhando e examinando esses animais? Qual o benefício? Vai ser feito um criadouro desses animais? Ou é apenas uma medida para baratear a alimentação de presos e crianças carentes", indaga.
Kátia explica também que nas estradas são vistos muitos jumentos justamente porque esses animais não são consumidos na alimentação humana. O incentivo ao consumo da carne pode fazer com as pessoas passem a matar esses animais sem os cuidados necessários, e isso causar a transmissão de doenças dos equinos.
ONGS
Além da DNA, as ONGS Amigos de Pelo, Patamada, Amimais, Focinhos Felizes Potiguares e Protetores independentes de todo o RN, assinam uma carta aberta que expõe o contexto histórico do problema, aponta falhas na "solução" através do abate e deixa clara a necessidade de discussão mais profunda acerca do fato.
O fato também mobiliza não somente protetores, mas também a sociedade em geral. O poeta Jadson Xavier fez versos sobre a questão do consumo da carne do jumento.

Fonte: Jornal de Fato

terça-feira, 11 de março de 2014

ESAF abre 278 vagas para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil


A Escola de Administração Fazendária (ESAF), divulgou a abertura do Concurso Público regido pelo edital nº 18/2014, que visa à nomeação de 278 profissionais para o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.
Deste montante, 14 são reservadas a pessoas com necessidades especiais, e 264 destinadas à ampla concorrência.
A remuneração devida aos aprovados é de R$ 14.965,44, mediante o desempenho das atribuições previstas no Art. 6º da Lei nº 10.593, de 6/12/2002, alterada pela Lei nº 11.457, de 16/3/2007 e no Decreto nº 6.641, de 10/11/2008.
O período de inscrição segue de 13 a 27 de março de 2014, exclusivamente pelo site www.esaf.fazenda.gov.br, com o ...continuar lendo

domingo, 9 de março de 2014

Campanha contra o HPV começa segunda, especialista faz alerta sobre o vírus

esta segunda-feira (10) começa a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero, no Rio Grande do Norte. Neste ano, serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos. No Rio Grande do Norte, 88,7 mil adolescentes serão imunizadas, apenas em 2014.
O médico infectologista do Hospital Rodolfo Fernandes, Alfredo Passaláqua, alerta que as meninas estão expostas ao HPV mesmo antes do sexo, ‘pois eventualmente pode haver contaminação via parto vaginal, ou seja, durante o parto normal’, explica.
Passaláqua informa que a transmissão do vírus se dá predominantemente por via sexual, mas observa também que existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto), de auto-inoculação e de inoculação através de objetos que alberguem o HPV (fômites).
A doença deve ser prevenida através da vacina para HPV e com o uso do preservativo durante a relação sexual. “É bom lembrar que a vacina deve ser dada antes da vida sexual ativa”, observa o infectologista, acrescentando que existem dois tipos de vacinas: a bivalente, que protege contra os tipos 16 e 18, mais comumente associados a tumores; e a quadrivalente, contra os tipos 6, 11, 16 e 18.
Passaláqua esclarece que o HPV pode ser eliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que estava infectada. “Porém, uma vez feito o diagnóstico, o tratamento pode ser clínico (com medicamentos) ou cirúrgico: cauterização química, eletro cauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado”, complementa.
Fonte: Jornal de Fato

terça-feira, 4 de março de 2014

Banco do Brasil abre seletiva com 456 vagas para formação de cadastro


O Banco do Brasil S.A. divulgou a abertura da Seleção Externa 2014/001, destinada à formação de cadastro reserva para provimento de 456 vagas, na carreira de serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho.
Por meio deste certame serão classificados profissionais para as funções de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (49), Técnico de Segurança do Trabalho (83), Enfermeiro do Trabalho (34), Engenheiro de Segurança do Trabalho (60) e Médico do Trabalho (230). As oportunidades são destinadas as dependências situadas nas capitais de todos os Estados e em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Deste montante, há 46 vagas para a região Norte; 100 para a Nordeste e 65 distribuídas na região Centro Oeste. No Sudeste e no Sul do país, são disponibilizadas 175 e 70 oportunidades, respectivamente.
A remuneração devida aos convocados varia entre R$ 3.673,08 e R$ 8.707,19, conforme o cargo desempenhado e jornada de trabalho, que pode ser de 30h ou 40 horas semanais.
São aptos a participarem desta seletiva, profissionais formados em nível médio/ técnico ou que possuem ensino superior, de acordo com os requisitos exigidos em cada função.
O período de inscrição segue de 28 de fevereiro de 2014 a 20 de março de 2014, pelo sitewww.cesgranrio.org.br, com o recolhimento das taxas de R$ 45,00 ou R$ 83,00, que difere segundo a vaga pretendida.
Este certame está sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio, e conta com as etapas de Provas Objetiva, e de Redação, além de Perícias Médicas e de Procedimentos Admissionais.
A validade dessa seletiva é de um ano, podendo ser prorrogada por igual período.