domingo, 9 de março de 2014

Campanha contra o HPV começa segunda, especialista faz alerta sobre o vírus

esta segunda-feira (10) começa a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero, no Rio Grande do Norte. Neste ano, serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos. No Rio Grande do Norte, 88,7 mil adolescentes serão imunizadas, apenas em 2014.
O médico infectologista do Hospital Rodolfo Fernandes, Alfredo Passaláqua, alerta que as meninas estão expostas ao HPV mesmo antes do sexo, ‘pois eventualmente pode haver contaminação via parto vaginal, ou seja, durante o parto normal’, explica.
Passaláqua informa que a transmissão do vírus se dá predominantemente por via sexual, mas observa também que existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto), de auto-inoculação e de inoculação através de objetos que alberguem o HPV (fômites).
A doença deve ser prevenida através da vacina para HPV e com o uso do preservativo durante a relação sexual. “É bom lembrar que a vacina deve ser dada antes da vida sexual ativa”, observa o infectologista, acrescentando que existem dois tipos de vacinas: a bivalente, que protege contra os tipos 16 e 18, mais comumente associados a tumores; e a quadrivalente, contra os tipos 6, 11, 16 e 18.
Passaláqua esclarece que o HPV pode ser eliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que estava infectada. “Porém, uma vez feito o diagnóstico, o tratamento pode ser clínico (com medicamentos) ou cirúrgico: cauterização química, eletro cauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado”, complementa.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário