quarta-feira, 2 de abril de 2014

Serviços de radioterapia do Hospital da Solidariedade são suspensos por 24 horas


Os pacientes que procuraram ontem atendimento no Hospital da Solidariedade, pertencente à Liga Mossoroense de Estudo e Combate ao Câncer (LMECC), tiveram que voltar para casa. Em protesto contra a falta de pagamento pelo Governo do Estado, a unidade decidiu paralisar o serviço de radioterapia durante 24 horas.
De acordo com o responsável técnico pelo setor de radioterapia, Geison Freire, a paralisação de advertência teve como objetivo chamar atenção da sociedade e do poder público para os problemas decorrentes da falta de repasse ao hospital. "Ainda não recebemos os valores referentes à produção do mês de janeiro, equivalente a cerca de R$ 140 mil. Nosso funcionamento depende exclusivamente da verba encaminhada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se esse dinheiro não chega, não temos como continuar atendendo", detalha.
Segundo Geison Freire, o último repasse ocorreu há mais de 30 dias, o que está inviabilizando a manutenção do hospital. A Liga, inclusive, recebeu uma notificação de corte de energia para ontem, o que acabou não ocorrendo, pelo menos por enquanto. "Com o governo atrasando o repasse, atrasamos também funcionários, fornecedores, água, luz, é uma situação extremamente complicada", afirma.
O dinheiro usado para pagar a chamada produtividade vem do Ministério da Saúde para que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) repasse ao hospital. Contudo, para que este repasse seja feito, é preciso que a secretaria realize o chamado "empenho", uma espécie de autorização para pagamento pelos serviços prestados, o que ainda não foi feito.
Por dia, o Hospital da Solidariedade atende uma média 100 pessoas e realiza 80 sessões de radioterapia, o que totaliza cerca de 1,6 mil sessões por mês. São atendidos na unidade pacientes de 63 municípios da região. "Para evitar que pacientes de outras cidades viessem ao hospital hoje (ontem), informamos com antecedência que iríamos paralisar os serviços", frisa Geison Freire.
Enquanto o hospital estava praticamente vazio, funcionários da unidade e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Laboratórios e Pesquisas dos Hospitais Particulares de Mossoró (Sintrapam) promoviam um ato público na praça Rodolfo Fernandes, seguindo em direção à Câmara Municipal de Mossoró, onde solicitaram o apoio dos vereadores para a resolução do problema enfrentado pelo hospital.

Governo diz que processo de liberação do pagamento encontra-se na Controladoria-Geral do Estado
Em nota, a assessoria de comunicação da Sesap limitou-se a dizer que o processo de empenho para pagamento do Hospital da Solidariedade está na Controladoria-Geral do Estado para liberação. 
Ainda conforme o comunicado oficial, assim que for liberado o processo, a Sesap irá realizar o pagamento, pois já existe uma verba garantida. Segundo a Sesap, a previsão é que o pagamento dos servidores do Hospital da Solidariedade seja efetuado em até dois dias.

Fonte: Jornal O Mossoroense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário