quarta-feira, 14 de maio de 2014

Jacarés assustam moradores de zona rural

Polícia Ambiental capturou filhotes do tipo papo amarelo em 2011 - Policia Ambiental

Polícia Ambiental capturou filhotes do tipo papo amarelo em 2011 – Policia Ambiental

Os moradores da zona rural entre Mossoró e Governador Dix-sept Rosado estão assustados com o aparecimento de jacarés no rio Mossoró. Um dos agricultores diz ter encontrado um ninho com seis ovos e, pelo tamanho dos mesmos, acredita que se trata mesmo fruto da reprodução do réptil.
Há algumas semanas Antônio Janiro estava em busca de uma grama específica para alimentar sua criação de ovelhas. “Eu costumo entrar lá para pegar esse mato e me assustei quando vi o ninho todo formado e os seis ovos lá. Não pensei duas vezes e saí correndo com medo, pois já imaginava que era mesmo de jacaré e que a mãe estivesse por perto e pudesse me atacar”, detalha ele, formando um círculo oval com as duas mãos para mostrar que o tamanho dos ovos eram bem maiores do que de qualquer outra ave.
O local a que se refere o agricultor é uma pequena ilha no rio que corta a comunidade rural Sítio Saboeiro. Segundo ele, outros moradores das redondezas já avistaram o animal em outros pontos do caminho do rio. Não se sabe se existe mais de um. “É bem possível que seja mesmo ovos de jacaré já que o pessoal chegou a ver quando estava tomando banho de rio mais lá embaixo”, disse ele, apontando para os lados do Sítio Serrote e Lagoa de Pau -, que ficam um pouco mais próximos de Mossoró.
A esposa de Antônio Janiro disse que no local havia bem mais galinhas d’água e outras aves no rio antes da descoberta dos ovos. “Antes era cheio, mas agora não tem mais. Deve ter virado comida para o jacaré”, acredita Miranilda.
Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de Mossoró foi até o local averiguar a situação. Pela dificuldade de acesso e ausência de uma canoa ou barco não foi possível chegar até a ilha.
“Vamos buscar outros meios de tentar chegar a este local com mais cuidado e verificar se ainda existem os ovos no local ou os vestígios dessa possível procriação”, explicou o fiscal do Ibama, Francisco Justino da Costa.
Os profissionais fotografaram o local, marcaram as coordenadas através do GPS, fizeram anotações e ainda orientaram os moradores a ficarem o mais distante possível.
“Quando uma fêmea põe os ovos ela não sai de perto. Fica sempre escondida no mato ou na água protegendo sua cria e, caso alguém se aproxime, ela pode atacar e o ataque de um jacaré pode ser fatal”, explicou a fiscal Edite Araújo.
O chefe da unidade do Ibama em Mossoró, Jaime Pereira, não descarta a possibilidade. “É o habitat deles mesmo os rios, os mananciais. A fêmea pode ter vindo com as fortes correntes de água e ter encontrado naquele local um canto ideal para pôr seus ovos”, comenta.
Normalmente, a fêmea constrói o ninho perto da água usando folhas secas e pedaços de plantas. O sol e a fermentação dos vegetais no ninho geram o calor necessário para que os ovos sejam chocados entre 70 e 90 dias.
REGISTRO
No final de 2011, uma guarnição da Polícia Ambiental de Mossoró capturou sete filhotes de jacaré do papo amarelo em um trecho do rio na comunidade rural Picada I – que fica na mesma região.
Fonte: Gazeta do Oeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário