sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Nova tarifa da Caern entra em vigor dia 21 de dezembro

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) aplicará, em 30 dias, reposição tarifária de 11,22%, autorizado ontem (21) pela Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban). A cobrança para os consumidores, na prática, só ocorre a partir das contas de fevereiro de 2014, já que somente naquele mês os valores repercutem nas faturas.
A coordenadora da Comissão de Estudos Tarifários da Caern, Samara Mendes, lembra que a última revisão da tarifa foi feita em 2009, com índice de 14,12%. “De lá para cá, o que se aplicou foram reajustes anuais apenas para repor as perdas inflacionárias”, ressalta.
Ela explica a diferença entre os dois processos: “O reajuste ‘olha’ para trás, repondo a inflação, enquanto a reposição considera o futuro da empresa”. Estudos levaram a Caern a propor revisão tarifária de 12,47%, mas a agência reguladora decidiu aplicar um redutor de 10%, como incentivo à eficiência e produtividade. Caberá à empresa definir os caminhos para reduzir seus custos para garantir o equilíbrio a partir da remuneração autorizada pela Arsban.

Fonte: O Mossoroense
Informações da Caern

Nenhum comentário:

Postar um comentário