quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Mais de 200 pessoas com câncer de pele esperam por cirurgia


Mais de 200 pessoas aguardam na fila para cirurgia de câncer de pele no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM), a maioria fará o procedimento na região de cabeça e pescoço, zona mais propícia ao aparecimento de melanomas devido à alta exposição ao sol. 
"As pessoas têm que fazer do uso do protetor solar um hábito. É importante não esquecer de aplicar também nas orelhas, o que muitas pessoas esquecem. Há pessoas que chegam a perder toda a zona externa auricular devido ao aparecimento de câncer de pele", alerta o oncologista José Cure de Medeiros.
O verão de 2014, um dos mais quentes dos últimos dez anos, tem preocupado dermatologistas de todo o Brasil devido aos altos índices de incidência de raios ultravioleta, causadores do câncer de pele, que chegaram à marca de 14 numa escala de zero a 15, fazendo necessário se redobrarem os cuidados com a exposição solar.
"Além do protetor, se possível, deve-se usar também chapéu e roupas com proteção solar. As mulheres devem passar o protetor e só depois aplicar a maquiagem", aconselha José Cure.
O câncer de pele é o tipo de câncer com a maior incidência em todo o mundo e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos, pois resulta de um longo histórico de exposição aos raios solares. 
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, foram registrados mais de 134 mil casos de câncer de pele em 2012, sendo o tipo de câncer mais frequente no país, correspondendo a, em média, 25% dos casos registrados pelo Instituto. 
"O brasileiro deveria adotar o costume do povo chinês, que usa guarda-chuva não só quando está chovendo, mas também para se proteger do sol", sugere José Cure de Medeiros.

Centro de Oncologia promove mutirão de prevenção contra o câncer de pele
No próximo dia 25, será realizado o "Mutirão Solidariedade contra neoplasia maligna de pele". O atendimento será das 8h às 11h30, no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM). 
A iniciativa é do Centro em conjunto com a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e a Clínica de Cabeça e Pescoço de Mossoró, e tem como objetivo alertar para os cuidados com a pele e os perigos provocados pela exposição excessiva ao sol, principalmente neste período do ano.
Durante o "Mutirão Solidariedade contra neoplasia maligna de pele", uma junta médica especial realizará avaliações clínicas de pele. O atendimento será de portas abertas para o público em geral.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário